Blog

SAIBA QUAIS SÃO OS CUIDADOS NA INSTALAÇÃO DE AQUECEDORES A GÁS.

SAIBA QUAIS SÃO OS CUIDADOS NA INSTALAÇÃO DE AQUECEDORES A GÁS.

Os aquecedores de água a gás são grandes aliados do conforto e bem-estar no dia a dia e indispensáveis para regiões com temperaturas mais baixas. Porém, é preciso respeitar as normas de segurança e recomendações do fabricante.

Pensando sempre na segurança dos consumidores, a recomendação é a contratação de profissionais treinados pela empresa (credenciados) e que seguem as recomendações constantes no Manual de Instalação, Uso e Manutenção do produto e as normas dos órgãos competentes.

-Principais erros de uma instalação:

Dimensionamento incorreto do abastecimento de gás: o consumo de gás do aquecedor deve estar de acordo com o fornecimento da central de gás. Por exemplo, se o aquecedor utiliza 2 kg/h de GLP, o consumidor precisa se certificar que essa quantidade de gás chegue até ele. É necessário levar em consideração também os outros eletrodomésticos da casa que consomem gás, como o fogão, por exemplo, item que aumenta a demanda de gás.

Flexível de gás fora de especificação: a conexão de passagem de gás deve atender a certificação do Inmetro e ter o diâmetro necessário.

Conexões de entrada e saída de água incorretos: as conexões de entrada e saída de água para o aquecedor a gás devem ser de materiais resistentes a temperatura e de diâmetros compatíveis com os diâmetros das conexões de entrada e saída de água do aquecedor.

Instalação incorreta do duto de exaustão: o duto de exaustão deve estar corretamente instalado, com seus terminais normalizados, sem restringir a passagem dos gases de combustão e devidamente fixados, para garantir o bom funcionamento do aquecedor e evitar a contaminação do ambiente.

Indicação incorreta do aquecedor: é necessário garantir que a capacidade do aquecedor atenda todos os pontos de consumo desejados. Por exemplo, um aquecedor de passagem de 22 L/min. atenderá simultaneamente a 2 pontos de consumo de 8 L/min (ducha padrão) cada, a um ∆t de 20°C.

-Como evitá-los:

A ABAGÁS (Associação Brasileira de Aquecimento a Gás) orienta aos consumidores a sempre procurar uma Assistência Técnica autorizada a realizar a instalação e manutenção dos produtos. A Assistência Técnica deve realizar a instalação conforme a norma da ABNT (NBR 13.303) para garantir a segurança dos usuários.

Para garantir que a assistência seja feita por uma pessoa totalmente capacitada, as marcas Rinnai e Orbis qualificam os profissionais através de um treinamento técnico realizado nas próprias empresas. Logo após o treinamento é aplicada uma prova sobre os temas aplicados.

A Bucco é representante das marcas de aquecedores de água a gás Rinnai e Orbis, garantindo instalação segura com profissionais qualificados e autorizados. 

Confira nossa
Linha de Produtos